Recife, 14 de novembro de 2013

Priscila Krause vistoria equipamento público em Casa Amarela para lançar projeto “Adote uma biblioteca”

A vereadora Priscila Krause (DEM) fiscalizou, na manhã desta quinta-feira (14), as condições da Biblioteca Municipal de Casa Amarela, um dos poucos equipamentos do tipo à disposição da população recifense. Na oportunidade, Priscila aproveitou para lançar projeto de lei de sua autoria, já em tramitação na Câmara do Recife (PL 338/2013), que institui o programa “Adote uma biblioteca” no âmbito da municipalidade. A matéria tem como objetivo possibilitar uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada em prol da remodelação de espaços de convivência e leitura como as bibliotecas de Casa Amarela, de Afogados e todas as outras instaladas na estrutura da rede municipal de ensino.

De acordo com a vereadora, as bibliotecas têm relevância social inestimável e precisam ser realocadas no rol de importância da administração municipal. “O que nós vemos aqui na Biblioteca de Casa Amarela é um espaço com grande capacidade de servir à sociedade, por um lado, mas pouquíssimo valorizado pela gestão. Há várias caixas de livros ainda fechadas, por exemplo, além de infiltrações que inviabilizam o armazenamento correto dos livros. Mesmo com toda a dedicação dos servidores, que cumprem uma missão árdua, se não há vontade política, zera tudo”, lamentou.

O projeto de lei “Adote uma biblioteca”  tem semelhanças com o programa “Adote uma praça”, lançada através da lei municipal 15.906/94, em vigência até a atualidade. Em troca da realização de melhorias físicas e da manutenção da praça, fiscalizadas pela Prefeitura, empresas privadas divulgam suas marcas. “O projeto de lei não define a contrapartida que a Prefeitura oferecerá até porque a regulamentação é um papel que cabe ao Executivo, mas existem várias possibilidades. O que esperamos é que o projeto tenha respaldo político da gestão para que, enfim, iniciemos uma transformação nas nossas bibliotecas públicas. Tenho certeza que não faltarão parceiros”, concluiu Priscila.

Postado por Priscila Krause às 15:09:08
________________________________________________________

Deixe seu comentário

(obrigatório)