No ritmo atual, Via Mangue só depois da Copa. Priscila sugere criação de comissão emergencial para acelerar obra
Apesar de estar contratada para ser entregue em setembro do ano que vem – com o objetivo de funcionar como elemento de melhoria do trânsito na Zona Sul durante a Copa do Mundo -, a perspectiva de conclusão da Via Mangue está atrasada em 17 meses, fato que prorrogaria sua inauguração para fevereiro de 2015 na expectativa mais otimista. Esse foi o alerta levantado pelo Núcleo de Engenharia do Tribunal de Contas do Estado (TCE) na audiência pública promovida pela vereadora Priscila Krause (DEM) na manhã desta terça.
De acordo com o engenheiro Fernando Nogueira, representante do Núcleo do TCE na audiência, há um “atraso importante” na execução da Via. Ele ressaltou que o “retrato do momento” prevê a necessidade de 17 a 23 meses a mais no prazo para alcançar a conclusão das frentes de serviço, mantido o ritmo atual. O engenheiro referiu-se aos dados colhidos pela equipe do TCE referente ao relatório de acompanhamento finalizado em 28 de novembro. Ele destacou a parte da via elevada como a mais atrasada da intervenção e destacou que a Empresa de Urbanização do Recife (URB) estuda alteração no projeto executivo para debelar os entraves que prejudicam o andamento desse serviço.
Para Priscila Krause, é preciso que seja criada uma comissão emergencial para cuidar do cumprimento do prazo. “A obra completou 20 meses ou 67% do prazo estipulado, que são 30 meses, e o Tribunal de Contas registra apenas 30% de obra executada. No próprio vídeo que a Prefeitura apresentou, uma tomada aérea da obra, fica evidente que a parte da via elevada sequer existe. O que temos são as duas extremidades sendo tocadas, mas o seu meio, a via propriamente dita, nem sequer foi iniciada. Esse será um grande desafio para a próxima gestão e precisa ser atacado o quanto antes”, registrou.
O engenheiro da URB Jorge Darwin representou a PCR na audiência e afirmou que apesar da “complexidade” da obra e dos “problemas” que surgiram, a evolução atual é “muito boa”.
Deixe seu comentário